quinta-feira, 24 de junho de 2010

OBRA PRIMA


"Hoje acordei, cansado demais p'rá pensar em você
Olhei no espelho e parecia mais velho
(parecia mais velho)
A barba que há muito tempo eu não fazia
Crescia a cada dia mais
(a cada dia mais)"

Assim iniciava uma música que fiz na minha fase dark. Nessa fase, minha banda chamava Frankstein Boys (bem antes do Forgotten Boys) e era um projeto paralelo ao Mayday. A idéia era uma música com sonoridade sombria, cheia de climas de teclados, algo como, sombrio como Joy Division e Sister Of Mercy, algo próximo a Tom Waits, claro que sem a voz cavernosa. Mas não foi muito para frente, eu na guitarra e o Branco no baixo, mas o nome era muito boy band e desistimos da idéia, embora tenha escrito diversas canções para esse projeto, na época.


A letra dessa música foi baseada em In Between Days, do Cure:

"Ontem eu fiquei tão velho,
Eu me sentia como se pudesse morrer..."

depois da primeira madrugada em claro na rua, que citei aqui. Acabou ficando tão melancólica quanto, mas obviamente não com a mesma beleza da canção de Robert Smith.

Essa coisa de inspiração me faz lembrar de um espisódio muito engraçado. Em uma tarde qualquer de sábado estávamos curtindo uma sonzeira na casa do Branco, como sempre fazíamos, porque além dele ter o melhor som da galera, não podia sair de casa, então ficávamos enfurnados no quarto dele. Às vezes rolava um lanchinho (bem às vezes, rsrsrs). Numa dessas tardes quaisquer, conversando sobre revolução, mulheres, rock (nossos assuntos de pauta eternos), o Branco soltou a frase:

- Milagres só acontecem depois da revolução.

O Zé Renato na hora, com os ouvidos afiados, disse para repetir a frase, que tinha sido a coisa mais linda que havia dito nos últimos 15 anos (era nossa idade na época). O Branco repetiu diversas vezes. Dias depois chega o Zé Renato com uma letra que dizia ser a obra prima dele, a partir da frase do Branco.

Momentos mais tarde, escutando o disco do Detrito Federal, Vítimas do Milagre, uma banda punk de Brasília, lendo o encarte, nos deparamos com a maravilhosa pérola do Branco, na última música do disco, se não me engano.

Protestos e xingamentos depois, lá se foi a obra prima pelo ralo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: