domingo, 13 de junho de 2010

TNT E O EMBRIÃO DO ROCK GAÚCHO DOS ANOS 80


Em 1987 já era aficcionado no rock gaúcho. Escutava Engenheiros, Replicantes, Defalla, TNT, Nenhum de Nós, entre tantos outros. Embora a dificuldade para mergulhar no underground de uma cidade como Porto Alegre ou o estado do Rio Grande fosse enorme, ainda consegui garimpar aqui e ali alguma coisa. Os Cascavelletes também são dessa época. Tinha uma música (Nega Bombom) que foi tema de novela da Globo. Tinha (e tenho ainda) alguns discos coletânea das bandas do sul. Assim conhecia um pouco as bandas que não atingiam a mídia.

Uma dessas bandas, Expresso Oriente, abria uma coletânea, a Rio Grande do Rock, que consegui fuçando nas lojas de discos de Santos. A música que abre é maravilhosa, de uma sensibilidade que poucos têm no rock. A música leva o nome da banda, que contava com o grande Júlio Reny.

Mas esse post era para ser do TNT, que é a trilha sonora dessa manhã de domingo. No Rio Grande são muito cultuados, embora tenham sentido o gostinho do sucesso nacional no final dos anos 80 e depois esquecidos pela grande mídia, no sul são adorados. Estava escutando o primeiro disco, que começa com Ana Banana (composição de Flávio Basso, o Jupiter Maçã), uma canção tola, de quatro guris no auge da adolescência. Umas das músicas que mais gosto é Oh Deby, uma belíssima balada de amor, cuja letra fala de dor de cotovelo e que por muitos anos foi a trilha sonora dos meus desencontros amorosos, naqueles fervilhates anos 80. É uma pena que o Márcio Petracco e o Charles Master tenham brigado tão feio a ponto de não poderem mais se reunir. E assim acabou uma das maiores bandas do rock tupiniquim de todos os tempos.

Um comentário:

  1. Essa imagem deve ser de um grupo português de 1980/1982! Há capas de discos com esse logo. por exemplo o single "Tudo Bem".

    ResponderExcluir

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: