segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DECADENCE AVEC ELEGANCE

Hoje estava a caminho do trabalho quando vi, no cruzamento da Av. Higienópolis com a Henrique dos Santos, em Londrina, duas alunas do Colégio Vicente Rijo, provavelmente com seus 15, 16 anos, idade da auto afirmação, fumando. Pensei que mesmo sem as propagandas de cigarro na televisão os jovens ainda continuam fumando. Por que será que mesmo assim, sem mídia, sem propagando no meio da novela das 8 e no intervao dos programas mais assistidos, os jovens continuam fumando? Um dos motivos é o fato de ser estiloso, é ser descolado. E ser descolado, nessa idade (e em qualquer outra, só muda o termo), é muito importante, porque é uma forma de ser aceito no grupo.

Fui com esse pensamento para o trabalho, solitário, depois de ter deixado o Gui e o Tety e a Juliana no trabalho. São os 5 minutos da manhã que tenho para ficar sozinho comigo mesmo, com meus fantasmas vivos e mortos e neuras. Agora que meu celular quebrou e que não tenho nenhum tipo de música para escutar no carro, percebo melhor os sons e os movimentos nas ruas.

Certa vez, quando fazia pós em Psicologia Organizacional e do Trabalho, em uma das aulas, um professor disse que hoje em dia não temos mais esses momentos e que a tecnologia estava nos invadindo em todas as instâncias. A tendência era não termos mais espaço e tempo para reflexão. A todo momento estamos logados em alguma coisa e o celular nos mantém 24 horas sob vigília ou de plantão. Porém, mesmo com tantos artifícios tecnológicos e a proximidade aparente, estamos cada vez mais solitários e tendo relacionamentos mais superficiais. Os nossos relacionamentos são superficiais porque seguem a lógica do mercado, de que tudo deve ser superficial para conseguirmos descartar com facilidade e consumir mais.

Tudo isso me ocorreu em segundos. E então tive um pensamento: por que motivo ainda assistimos a propaganda de bebidas na televisão? Com todas as estatísticas que demonstram que a bebida encurta a vida de quem bebe (uma vez que aumenta em muito a probabilidade de se envolver em acidentes) e de quem não bebe, porque infelizmente os acidentes envolvem ambos, continuamos a ser bombardeados por marcas de bebidas e até mesmo de vodka e outras bebidas destiladas. Deve ser porque, mesmo que não tenha propaganda, as pessoas continuarão a beber. Como no caso do cigarro. De certo para fugir dessa realidade que vivemos, cada vez mais difícil de aguentar sem tomar umas doses...

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