domingo, 21 de fevereiro de 2010

CAMISA DE VÊNUS II

Ainda sobre o Camisa de Vênus e o disco Viva no final do disco, a música O Adventista, Marcelo começa perguntando tem alguém aí que acredita? O Hino da Nova República. Era um momento histórico, pois a ditadura havia terminado e em anos era o primeiro presidente civil do Brasil(Tancredo Neves e com a morte deste sem assumir, o famigerado José Sarney - sim esse mesmo de hoje, o cara se perpetuou no poder), que mesmo com as Diretas Já, de 1984, tendo sido derrubada, com ajuda de Rede Globo, que sempre foi instrumento da ditadura e se aproveitou disso para crescer e se tornar a maior emissora do país com a troca de favores com o poder (importante ler um pouco da história dessa emissora); até o bordão da época, inclusive nas passeatas, era - O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo; embora não houvesse eleições diretas, nosso presidente civil iniciava o processo de abertura política. Era algo para acreditar. E Marcelo cantava que acreditava no beijo do papa, em Xuxa e Pelé (rsrsr, naquela época Xuxa namorava o Pelé, que a fez ficar famosa), com o cinismo característico do rock de protesto do Camisa de Vênus. Tem alguém aí que acredita?

Eu acredito nas boas intenções, mas esse papo já encheu os meus culhões!

Um fato curioso, que eu, (bis)neto de uma italiana que me fazia ir à igreja quando pequeno, até sua morte, não sabia rezar nada (até hoje não sei, fico envergonhado quando o time se reúne no meio do gramado e reza Pai Nosso e Ave Maria e eu não consigo acompanhar), aprendi a rezar Pai Nosso nessa música, que no final Marcelo satiriza rezando. Engraçado que eu tenha aprendido a rezar com um ateu... ao fundo o público como segunda voz gritando: não vai haver amor nessa porra nunca mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: