terça-feira, 8 de março de 2011

OS PARALAMAS DO SUCESSO - UNS DIAS (EXPRESSO DO ORIENTE)

Nos anos 80 Os Paralamas eram um sucesso, com trocadilho e tudo. Nessa época Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, tinham uma forte influência de Sting e seu The Police. Confesso que foi a época que mais curti a banda. Posteriormente eles foram amadurecendo como músicos e profissionalmente e modificaram o seu som. Para falar a verdade, apesar de curtir, nunca fui muito fã da banda, mas tem canções memoráveis, como a que estou postando aqui.

Os Paralamas, embora formados no Rio de Janeiro, foram o catalisador das bandas e do rock oriundo de Brasília, além de abrir as portas para Legião, Capital e Plebe Rude, dentre tantas outras que vieram na esteira do sucesso destas.

Na canção Uns Dias a banda cita o Expresso Oriente:

"O expresso do Oriente, rasga a noite
passa rente
e leva tanta gente que eu até perdi a conta..."

Expresso oriente é o trem ligava Paris à Constantinopla e foi considerado um dos mais luxuosos do mundo. O que me chamou a atenção para essa rota foi quando li, na adolescência, Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie.

Viagens de trem sempre me fascinaram, acredito que pelo glamour de estar em uma cabine por horas e horas e das paisagens que a viagem proporciona. O luxo dos filmes também ajudou a me encantar por uma viagem de trem. Antes de morrer uma das viagens que quero fazer é essa do antigo expresso oriente, que hoje faz a rota de Estrasburgo, no leste da França, até Viena, na Áustria, em pouco menos de 12 horas de viagem.

Abaixo o clip.




UNS DIAS

O expresso do oriente
Rasga a noite, passa rente
E leva tanta gente
Que eu até perdi a conta

Eu nem te contei uma novidade, quente
Eu nem te contei

Eu tive fora uns dias
Numa onda diferente
E provei tantas frutas
Que te deixariam tonta
Eu nem te falei
Da vertigem que se sente

Eu nem te falei
Que eu te procurei
Pra me confessar
Eu chorava de amor

E não porque sofria
Mas você chegou já era dia
E não estava sozinha
Eu tive fora uns dias
Eu te odiei uns dias
Eu quis te matar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: