domingo, 29 de maio de 2011

PASSAGEIROS DO TEMPO - A ENTREVISTA


Dia desses, num desses bate bola de domingo, conversei com o Mateus e o Set sobre fazer uma entrevista para o blog. A idéia é divulgar as bandas de Londrina, que lutam para manter viva a chama do Rock alternativo na cidade, mesmo que os espaços de shows da cidade só abram para bandas cover ou os consagrados no underground nacional.

O resultado dessa idéia é a entrevista abaixo, que rolou entre trocas de e-mails e conversas no twitter. Baixe aqui o CD de estréia (Paz, Poesia & Protesto) e deixe o som da banda de pano de fundo. Boa diversão!

Em tempo, dia 30 de julho na Vila Cultural Cemitério de Automóveis!

Muito Além do Princípio do Prazer: Como surgiu a banda?

Mateus: Nós três vínhamos de varias bandas covers, e estávamos de saco cheio, foi quando tivemos a idéia e a necessidade de montar a banda, eu já tinha tocado com os dois (Set e Montanha) em outras bandas. Eles ainda não se conheciam mas foi química de primeira. A banda surgiu no final de 2008, mas a data que oficializamos como aniversario da Banda é 26 de Janeiro (2009).

M.A.P.P. - Qual a formação atual da banda?

Mateus: a formação é a mesma do início.

Mateus Amanai - Guitarra, Baixo, Violão, Harmonica e Vocal (principal)

Set Jr - Guitarra, Baixo e Vocal

Carlos Montanha - Guitarra, baixo, violão e Vocal

Juntou-se a nós Diego Verme na bateria e João Bob na percussão, mas estes não fazem parte da banda.

M.A.P.P. - Qual a inspiração para o nome da banda?

Set: I don’t know, kkkk. Com a Palavra Mateus.

Mateus: Fui levado por Ets que se diziam Passageiros do Tempo...rsrsrs Essa parte do nome foi bem difícil, mas uma frase que talvez responda o sentido do nome seja “O melhor de tudo isso é a viagem e não a chegada” do Capital Inicial! Ou talvez “É caminhando que se faz o caminho” do Titãs.


M.A.P.P. - Vejo que a formação de vocês passa pelo rock tupiniquim. Além das bandas citadas, que outras vocês escutam desse lado da linha do Equador?

Mateus: Um bando de bandas, rsrsrs. Mas essas que fizeram parte da formação musical de um zilhão de pessoas e também de várias gerações como Legião Urbana, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Ira, Titãs, Biquini Cavadão, RPM, Charlie Bronw Jr, Paralamas do Sucesso, Pitty, Vera Loca, Cidadão Quem, Nenhum de Nós, Jota Quest, Rosa de Saron, Roupa Nova, Ultrage a rigor... e por aí vai. Provavelmente esqueci varias! hehe.

M.A.P.P - Já que tocaram no assunto, há algum misticismo no ar? Ou é aquele velho e belo ditado que todo cara incrédulo diz: não acredito em bruxas, mas que elas existem, existe? rsrsrs.
Mateus: Cara, não rola um lado mistico não, mas eu sempre gostei de deixar o ambiente de trabalho numa vibe boa, alem da vibe da banda saca? As vezes pouca luz, uma bebida, um por de sol faz toda a diferença. O clima é outro e a inspiração vem naturalmente.

M.A.P.P. - Como é o processo de criação da banda? Quem é o principal compositor da banda?

Montanha: Todos os três compõem muitas vezes juntos, mas também separados, o principal compositor é Mateus e grande parte do cd "Paz, Poesia e Protesto" é composta e tem os arranjos criados por ele. Mas também é um cd que contém musicas de nós três.

Set: O principal compositor é o Mateus, mas eu e o Montanha temos musicas nossas e algumas participações nas composições, tem musica feita com todos juntos musica feita pela internet, enfim, temos aproveitado bem nossa criatividade.
Mateus: É por aí mesmo.

M.A.P.P. - Mateus, como principal compositor, qual a fonte de inspiração? O lance vem naturalmente ou há um ritual especial para sair uma canção, uma letra?
Mateus: A maior fonte de inspiração para mim é o dia a dia, muita banda nova diz que rock de poesia/protesto é coisa anos 80, que em 2011 não tem ditadura e tal, não tem porque protestar, que o lance é o amor... Aí penso comigo, toda essa violência e corrupção? Não são assuntos para serem discutidos? Gosto de escrever de uma forma que todos possam entender, todas as idades. Gosto de compor sozinho, às vezes peço ajuda aos meus companheiros quando aquela frase não vem por exemplo; todas as musicas são feitas no violão, escrevo a letra primeiro. A composição vem a qualquer hora, não forço, deixo ela me levar, todas as vezes que sentei e pensei "vou escrever uma canção" não rolou, fica muito artificial.

M.A.P.P. - O CD de estréia é bem roqueiro, lembra Barão e Cascavelletes (sem as letras pornográficas, rsrsrs) e porque não, os bons tempos dos Stones (fonte de referência das bandas citadas (como por exemplo as canções O Meu Samba é Assim, Liberdade, Viver, entre outras). Quais as influências da banda como um todo?

Montanha: Dentre muitas influências estão o Barão Vermelho, Foo Fighters, Guns'n'Roses, Capital Inicial, Charlie Brown Jr, entre tantas outras vertentes do rock.

Set: particularmente cresci escutando Legião Urbana, Capital inicial, Guns, Green Day entre outras milhares de bandas.

Mateus: No momento as bandas que mais ouço são Foo Fighters e O Teatro Mágico, o que tem em comum? Música BOA. Mas a banda que talvez mais me influenciou e ainda influencia seja o Engenheiros do Hawaii, quase todo o Rock Nacional dos anos 80, e também, Guns, AC/DC, Velvet Revolver, U2, Stone Temple Pilots, Queens Of The Stone Age, Them Crooked Vultures, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Alter Brigde, Chinkenfoot, John Mayer, Red Hot Chili Peppers... essas, claro, são algumas! hehehe


M.A.P.P. - Vejo que Foo Fighters é uma unanimidade na banda, rsrsrs. O rock nacional dos anos 80 também. Antigamente as bandas não citavam o rock nacional como referência... londrina é uma cidade ingrata para quem toca rock e pouco espaço há para bandas que tocam repertório próprio. Por isso está infestada de covers e sertanejos. Estes, por sua vez, não são vistos cantando cover e sim abrem seus espaços com composições próprias. Como vocês vêm isso?
Montanha: vejo isso como falta de oportunidade para musica de qualidade, falta de abrir os olhos e olhar ao redor e ver que Londrina não é apenas chapéu, fivela e bota, que tem muita banda de qualidade com suas próprias musicas. É bem mais fácil colocar dois caras cantando qualquer coisa que não vai mudar a nossa vida em nada.
Set: Aqui em Londrina o sertanejo praticamente monopolizou o mercado musical isso atrapalha e MUITO bandas de rock, principalmente independentes como a gente (sic), mas isso não desanima não é só mais um combustível que faz a gente (sic) ter vontade de ir pra luta e passar por cima desse preconceito idiota que eles têm.
Mateus: Alem de fazer Rock ainda tocamos músicas nossas! Muitos e muitos lugares simplesmente nos ignoram, bares e boates estão preocupados com a venda da cerveja e não com o artista, muito menos com o publico que vai até lá! Por isso estamos nós mesmos produzindo nossos shows! Acho que música mexe com a opinião publica e não podemos deixar que o “Agro Brega UniversOTARIO” e as bandas “teletubies” (por exemplo) deixem os pequenos brasileiros cada vez mais burros! ao menos musicalmente falando, rsrsrs.

M.A.P.P. - E quais são os planos futuros da banda?
Montanha: Atingir o maior número de pessoas com nossos protestos, nossas poesias. Queremos e vamos divulgar esse CD de estréia com força total e também nossa agenda de shows. Como todo músico sonha em viver somente de música, conosco não é diferente.
Set: Os planos são crescer cada vez mais, tentar de qualquer forma entrar no mercado, porem sem se vender como muitas bandas fazem hoje, viver de musica é o sonho de todo musico então é mais um desafio difícil pra gente, porem não é impossível e vamos que vamos fazendo e espalhando nosso som.
Mateus: É isso ai! Tentar levar nossa mensagem para o Maximo de pessoas possíveis, levar também adiante a idéia da música livre! Do NÃO ao jabá que prejudica e muito as bandas independentes de tocar no radio ou aparecer na TV! Como os caras disseram queremos sim viver da música! Sabemos que é difícil, mas se fosse fácil qual seria a graça?

M.A.P.P. - Para terminar, o que está rolando no MP3 de vocês hoje?
Set: Agora to ouvindo bastante Primos da Cida, Legião Urbana, Capital Inicial e Guns n Roses.
Mateus:
Muito Foo Fighters, Vera Loca, Fernando Anitelli Trio, Jimi Hendrix e Eric Clapton.
Montanha: No meu mp3 tem Charlie Brown, Foo fighters, Pedro Mariano, John Mayer, Guns, Legiao... acho que é isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: