segunda-feira, 25 de abril de 2011

THE SMITHS - CEMETRY GATES

Como já postei aqui o clipe de Perfect e estou escutando Smiths nesse momento (aquela fase de escutar Smiths o tempo inteiro está de volta), a música Cemetry Gates, que durante muitos e muitos anos foi a minha predileta. Em determinado trecho Morrissey canta

"...
Keats and Yeats are on your side
While Wilde is on mine...

...
Keats and Yeats are on your side
But you lose
'Cause Wilde is on mine
(Sure!)

O Wilde cantado é ninguém mais do que Oscar Wilde, o mesmo de O Retrato de Dorian Gray, um dos filmes que assisti no feriadão prolongado. Acho que o filme desencadeou o desejo de escutar Smiths, coisa que há tempos não fazia com a voracidade de agora.

Sem contar que a letra é MARAVILHOSA!

Sempre curti muito mais a versão do Rank, disco póstumo e ao vivo da banda, do que a de estúdio no The Queen Is Dead. E é a versão ao vivo que posto aqui.

Bom final de segunda!




PORTÕES DO CEMITÉRIO

Um tenebroso dia ensolarado
Então eu encontro você nos portões do cemitério
Keats e Yeats estão do seu lado
Um tenebroso dia ensolarado
Então eu encontro você nos portões do cemitério
Keats e Yeats estão do seu lado
Enquanto Wilde está do meu

Então nós entramos e gravemente lemos as lápides
Todas estas pessoas, todas estas vidas
Onde estão agora?
Com amores e ódios
E paixões iguais às minhas
Elas nasceram
E então viveram
E então morreram
O que parece tão injusto
Me dá vontade de chorar

Você diz: "Aqui três vezes o sol prestou saudação a aurora"
E você alega que estas palavras são suas
Mas eu sou muito instruído e já as ouvi
Uma centena de vezes (talvez menos, talvez mais)
Se você tem que escrever prosa/poesia
As palavras usadas devem ser as suas próprias
Não plagie ou pegue "emprestado"
Porque há sempre alguém, em algum lugar
Que é narigudo e sabe
E que te passa uma rasteira e ri
Quando você cai
E que vai te passar uma rasteira e rir
Quando você cair

Você diz: "Aqui feitos antigos foram feitos"
Palavras que só poderiam ser suas
E então você produz o texto
De onde isso foi arrancado
(alguma puta tonta, 1804)

Um tenebroso dia ensolarado
Então vamos lá onde somos felizes
E eu encontro você nos portões do cemitério
Oh, Keats e Yeats estão do seu lado
Um tenebroso dia ensolarado
Então vamos lá onde somos desejados
E eu te encontro nos portões do cemitério
Keats e Yeats estão do seu lado
Mas você perde
Porque Wilde está do meu
(claro!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: