sábado, 19 de fevereiro de 2011

OSCAR 2011 - O DISCURSO DO REI


O Discurso do Rei é um filme baseado em fatos reais e tem como pano de fundo o que o bulling pode fazer com a criança quando esta se torna adulta. Interessante como aquelas brincadeiras idiotas de nossas primeiras fases da vida podem afetar-nos tão fortemente em nossas decisões e em nossos comportamentos e escolhas.

Mas a história do filme fica em torno do filho do rei da Inglaterra, que não era o indicado para o trono mas teve que assumir em meio ao escândalo de seu irmão, que tinha um caso com uma mulher casada e que pretende assumir esse relacionamento, o que o impossibilita, pela rigidez moral da sociedade inglesa do pré 2ª Guerra Mundial.

Bertie é gago desde os 4 anos e sente-se incapaz, mesmo porque todos que o cercavam, inclusive a família, também assim o achavam. Inseguro, não consegue discursar em público, o que faz com que sua esposa, a jovem Elizabeth procurar todo tipo de ajuda, até que encontram um terapeuta sem formação específica e que por isso mesmo atua de forma diferente dos outros profissionais que tentaram dar autoconfiança a Bertie.

No filme é possível conhecer a pequena Elizabeth, hoje rainha da Inglaterra, Elizabeth II, sua perspicácia e inteligência, na pré adolescência. Além disso, conhecer um pouco do pré II Guerra. O Diretor Tom Hopper conseguiu fazer um filme capaz de mostrar a efervescência da segunda metade da década de 30 do século passado e falar sobre superação. Além é claro, de demonstrar toda a dificuldade de adaptação daqueles que têm o problema da gagueira, que estima-se, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo sofrem com esse distúrbio.

O Discurso do Rei foi eleito o melhor filme pelo Producers Guild of America, o sindicato dos produtores de cinema dos Estados Unidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: