domingo, 25 de abril de 2010

GAUCHÃO 2010 - GRENAL


Não sou muito de falar de futebol, principalmente aqui no meu blog. Aliás, nem gosto de futebol, apenas do meu IMORTAL TRICOLOR e de assistir ao jogos do tubarão no cafezão. Fora isso, acompanho por tabela (porque as pessoas comentam e os vizinhos torcedores gritam, soltam fogos, etc) os campeonatos que vão rolando. Copa do Brasil, por exemplo, tenho que acompanhar para saber os próximos adversários do GRÊMIO. Mas o paulistinha e o carioquinha não acompanho, a não ser para dar uma secada aqui e outra ali. O paranaense para saber do Londrina, embora esse ano esteja na segundona (que começa em maio, vamos lotar o cafezão!).

Falando sério, sou um aficcionado por futebol, porém como sofro muito (certa vez assisitindo na Vila Belmiro GRÊMIO e santos uma torcedora GREMISTA disse que sofríamos mais que corinthiano "depois dizem que corinthiano que é sofredor". Na hora, com o orgulho ferido, discordei. Anos depois concordei, porque vai sofrer assim lá no Monumental!) então prefiro me desligar. Uma coisa impossível, mas que eu tento, eu tento (
but i try, i try, i try).

Mas hoje é um dia especial. É a final do GAUCHÃO, GREnal, o maior clássico do mundo (sei que me acharão exagerado, mas eu explico), e uma final de Campeonato Gaúcho que não acontece desde 2006, se não me falha a memória, quando o IMORTAL foi campeão.


Há clássicos grandiosos, como um cruzeiro e atlético, um corinthians e palmeiras, um flamengo e vasco, e até mundiais, como barcelona e real madrid, inter e milan, entre tantos outros, porém, nenhum mexe com um estado inteiro como o GREnal. O Rio Grande é dividido entre GRÊMIO e inter e uma pequena parcela que não torce para ninguém; GREnal é como final de copa, pára o Estado (de acordo com o IBGE de 2007, apresentou uma população de 10.582.887).


A paixão pelo futebol faz até os menos apaixonados se envolverem no assunto. Lembro de poucos GREnais quando morava em Porto, porque saí de lá muito pequeno. Mas na minha memória já falha (mas seletiva) lembro de domingos de clássico em que a cidade ficava vazia. E depois as ruas eram tomadas de azul ou vermelho, dependendo do vitorioso.

A rivalidade é tão grande que nos anos 80, quando a coca cola foi patrocinadora de diversos times, o GRÊMIO mudou o logo da empresa mais poderosa de refrigerantes, de um dos maiores símbolos do capitalismo e da globalização: como o fundo do logo da coca é vermelho, o GRÊMIO não aceitava (e não aceita) colocar nada dessa cor em seu manto sagrado. A coca cedeu e fez especialmente para o IMORTAL seu logo com preto ao fundo. GREMISTA que é GREMISTA não usa jamais vermelho.

Resolvi escrever sobre o GREnal porque recebi a foto acima do meu tio Luiz, GREMISTÃO, como todos os Silveira da nossa estirpe, da entrada no treino do IMORTAL no Monumental na véspera da final. É um público que muitos times grandes não conseguem colocar no estádio em dia de jogo (por exemplo o são paulo, que tem médias medíocres de público nos brasileiros, cuja torcida só comparece nos momentos decisivos, entre outros).


Espero terminar o dia com uma bela vitória no chiqueirão (estádio do colorado) para preparar a festa no domingo que vem no Monumental e depois correr atrás da 5ª Copa do Brasil, que está pegando fogo e como dizem os (nem tão) entendidos comentaristas de televisão, é o caminho mais curto da Libertadores.

DÁ-LHE GRÊMIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: