sábado, 17 de maio de 2014

JUST A MINUTE


“Que coisa tola que é o amor... fica o tempo todo a nos dizer coisas que não vão acontecer e fazendo-nos acreditar em coisas que não são verdades.” (Oscar Wilde).

Esse é o trecho final do conto O Rouxinol e a Rosa, de Oscar Wilde. Como estou lendo a biografia dos Smiths “A Light That Never Goes Out” de Tony Fletcher, obviamente que surge o desejo de ler o autor que é ídolo do Morrissey. E um dos contos mais legais é esse que reli hoje cedo, na academia. Leitura instigante, história sobre a injustiça causada pelas pessoas que não se atentam no esforço que as pequenas coisas exigem de cada um de nós. Quando olhamos apenas para o resultado final e não pensamos ou percebemos que houve todo um processo, podemos incorrer nesse tipo de injustiça.

Ler sobre os Smiths claro que gera um desejo imensurável de ouvir a banda durante o processo. Mas como o escritor começa dos primórdios, desde quando o pai e a mãe de Morrissey (e Marr), ainda jovens, saem da Irlanda com suas respectivas famílias, antes mesmos de se conhecerem, ainda não cheguei nem na formação da banda, mesmo tendo lido mais de 130 páginas. Sendo assim, no atual momento em que estou, ainda está rolando as influências que Morrissey e Marr tiveram, tais como New York Dolls, Patti Smith, Gang of Four, Bowie e bandas de Manchester, como Buzzcocks e Joy Division. E o é o que acaba rolando na ‘vitrola’.

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“... pequenas porções de ilusão
Mentiras sinceras me interessam...
Teu corpo com amor ou não,
Raspas e restos me interessam...”

Muito se fala do Cazuza. Sempre se falou muito, para o bem e para o mal. Lembro quando foi lançado o filme sobre a vida dele, que gerou uma chuva de críticas, do tipo ter um “herói” para a juventude dando o exemplo dele, de drogado e degradado, na verdade um desajustado social. Ame-o ou odeie, o cara tinha uma genialidade insuperável. As estrofes acima dizem por si só.

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Temos a errônea idéia de que morar na praia, na montanha, no sítio, em uma chácara é como se todo dia fosse domingo, feriado ou férias.

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Se pode acordar em um lugar diferente, se pode acordar em um horário diferente, porque não pode acordar como uma pessoa diferente?

Não sei o autor dessa frase. Acho que assisti em algum filme e anotei; ou em algum livro que li. Sei lá. Mas chamou a atenção. Não porque seria algo impossível de acontecer ou absurdo, mas porque é exatamente o que acontece a cada abrir de olhos após um sono reparador que separa a noite do dia. E os dias que somam as semanas, os meses, os anos. Só sei que não sou quem eu era o ano passado; a Juliana de hoje não é a Juliana que me apaixonei há 23 anos atrás, aquela guria de 17 anos; eu não sou mais o Márcio que ela se apaixonou. E faz tempo!

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Às vezes me dá vontade de parar o tempo, de parar no tempo; observar a copa das árvores, as folhas caindo devagar ao sabor do vento; olhar o rio seguir seu destino preguiçosamente, o mar no seu vai e vem entediante, com a maré levando aquilo que a onda trará de volta, pensando que o que vai, de alguma forma volta, só que de uma maneira modificada.

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Sempre que escuto Lou Reed me dá vontade de escutar Velvet Underground; e vice-cersa. O mesmo não acontece quando ouço Morrissey e Smiths ou outro ex-vocalista de uma banda. Só acontece com o Velvet e Lou Reed. Não é uma coisa que leva a outra, apenas a exceção.

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Ler andando é uma delícia! Mas me faz perder a paisagem e a poesia urbana do caminho para o trabalho.

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Não tenho sotaque de nenhum lugar. E acabo falando diferente em cada lugar em que me encontro. Me sinto literalmente como um cidadão do mundo.

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O herói de um filme hoje, é apenas um velho acabado e muitas vezes esquecido amanhã. 

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“Me fiz em mil pedaços, pra você juntar...” (Renato Russo).

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