sábado, 6 de outubro de 2012

LED ZEPPELIN - ROCK AND ROLL


 Ontem estava levando o Gui para a escola, quando de repente soa ao fundo (deixo o Victor na escola primeiro e o Gui nem faz o esforço de sair do banco traseiro para o da frente) os primeiros acordes do petardo sonoro que é essa canção do Led Zeppelin. Escutar isso logo no início de uma sexta feira (por volta de 7hs15min) é botar fogo no final de semana que se aproximava... esse final de semana promete! - pensei com meus botões.


Tenho pensado muito sobre o futuro do Rock, nessa nova molecada, a geração dos meus filhos, uma cambada de cabeça vazia, que não tem vergonha em ser brega e escutar sertanojo às alturas, sem um pingo de senso crítico e o que dizer de bom senso então? Mas vejo (ou escuto) o Gui ouvindo Doors, Led Zeppelin, Beatles, Ramones, Sex Pistols, Deep Purple, Smiths e tantos outros dinossauros do Rock, também percebo o Victor ouvindo Mutantes, Jupiter Maçã, Jimmy Hendrix, Beatles, Smiths, Bob Dylan e penso que esses guris foram bem encaminhados no que diz respeito a questão musical. Pudera, desde pequenos escutando rock and roll da melhor qualidade, influenciados pelo pai, e, digamos, por um ou outro tio, só podia ter uma formação musical no mínimo decente. Mas qual nada, têm um gosto musical que beira a excelência.

E, o melhor de tudo, são extremamente críticos quanto a tudo; o Victor vive questionando e argumentando sobre todos os assuntos, com uma visão de mundo que me impressiona pela idiotice da gurizada da idade dele. Isso me leva a ter algumas conclusões, que se não são pela educação que eu e a mãe lhe demos, tem muito do espírito questionador do rock and roll. Acredito, e muito, que o o rock ajudou a desenvolver o caráter desses dois, cidadãos em sua essência, que parecem conhecer seus direitos, perceber o jogo de poder, as manipulações em prol da manutenção do sistema instituido e o quanto querem nos transformar em idiotas. Vide as novelas que estão no ar atualmente, tanto na Globo quanto na Record, não só inverossímeis em seu enredo, quanto emburrecedoras em sua trilha sonora, empurrando para os cabeças ocas de plantão (e como tem por aí, Deus nos proteja!) música de gosto extremamente duvidoso, medíocres, para não nos estendermos em adjetivos pejorativos, mas verdadeiros.
 
Sinal dos tempos é ligar o rádio que se diz jovem, tocando sertanojo, como é o caso de uma aqui de Londrina. Não gosto de escutar rádio, aliás, nunca gostei, por causa da pouca interatividade e da péssima programação musical. Atualmente então, está pior E não é por falta de opção, pois tem muita coisa boa rolando no underground dos grandes centros (e dos pequenos também). Mas me parece que música melhor elaborada faz o indivíduo pensar e refletir e isso (ok, parece datado o que vou escrever) não interessa aos que estão no poder. Quanto mais manipuláveis, melhor; quanto mais emburrecido o povo, mais fácil de enganar. Parece datado o discurso, mas é mais atual que nunca. E tenho até uma idéia do porquê isso ocorre em nossa contemporaneidade: excesso de informações, que não permitem que as pessoas se aprofundem, falta de ideologia, entre outros motivos.

Para defender esse meu ponto de vista, se fizermos uma analogia com a política, eles querem nos empurrar a mesma merda de sempre, só que com uma roupagem nova, um discurso mais afinado com as necessidades do povo, que a politicagem consegue levantar com pesquisas junto às comunidades; isso me lembra quando alguém vai em uma vidente e ela diz exatamente o que está acontecendo contigo; competência dela? Sim, em ler o não verbal, em perceber nos mínimos detalhes nos gestos, nas expressões, o que está acontecendo... mas não por ter a capacidade de prever o futuro ou de ler a mente, mas de ler o que está sendo apresentado. Assim são os políticos, fazem a leitura adequada do que acontece e falam exatamente o que o povo quer escutar. Mas depois que vencem, bem, todos sabemos e estamos cansados de saber, o que acontece depois das eleições: NADA! Ou seja, querem nos empurrar o que devemos gostar, o que devemos escutar, em quem devemos votar, o que comprar, como se vestir, como se portar. Senso e espírito crítico é necessário. Mais do que necessário. E isso não se compra, se constrói ao longo da vida. Mas para isso força de vontade e não ter preguiça de por a cabeça para pensar são ingredientes indispensáveis.   

Bem, mas nem era isso que eu queria dizer, acho que a proximidade das eleições municipais acabaram estendendo o assunto. O que interessa é que o rock vive! E que jamais morrerá. A cada encontro de babacas com gostos musicais gosmentos aparece uma galerinha sedenta pelo bom e velho rock and roll. E tem muita coisa boa por aí, para todos os gostos, basta uma fuçada na internet. Espírito aventureiro é necessário, tempo e paciência. E boa diversão!

Bem, claro, abaixo a porrada sonora de uma das bandas de rock mais importantes da história.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: