terça-feira, 1 de maio de 2012

ANEMIA DE FANCONI E A BATALHA DE UM AMIGO

Cá estou eu, sentado em frente ao meu PC, na sala enquanto todos dormem aqui em casa, na ensolarada e fria manhã desse feriado de  1º de maio. Lá fora, como aqui em casa, impera o silêncio de uma manhã de feriado nacional. Geralmente tenho a tendência a gostar mais dos feriados nacionais do que dos feriados municipais. Não gosto da idéia de que estou de folga e outras pessoas em tantos cantos desse país continente estão trabalhando. Gosto de saber que a maioria das pessoas, como eu, estão ou deitadas debaixo de quentes cobertas, se aquecendo das baixas temperaturas, ou levantaram e colocaram aquele pijama quentinho e tomam algo quente, como estou fazendo nesse momento, embora não goste de bebidas quentes.

Nesse movimento de acordar, abrir e ligar o note, ler as notícias do dia, abrir o blog, escrever no twitter, enfim, me logar na vida virtual (e porque não na real também) me deparei com o blog do meu amigo Jeferson Sabran, o Trágica Mente Falando e seus Conceitos de Segunda, que sigo com frequência, sempre interessado no que ele tem a dizer. O Jé, como é carinhosamente chamado pela galera do futebol de domingo e pelos amigos, é um desses amigos que vêm na bagagem de outro. Ele é irmão do Emerson, um carinha que apareceu na minha vida como meu estagiário lá no hospital, que trabalhou alguns meses comigo, mas que cativou tanto que ficamos amigos, na verdade quase irmãos, desses que a vida nos resguarda a cada virada de esquina. E o Jé, com seu coração puro, inteligência e carisma, se tornou também meu amigo, além do mais simpatizei com ele mesmo antes de conhecê-lo, principalmente quando o Emerson comentou que também torcia para o Imortal Tricolor. Em suma, são dois caras que eu amo, como amo meus irmãos e meus amigos de infância/ adolescência que os caminhos separaram.

 na foto eu e o Fábio em pé, o Tety e o Jé agachados

Pois bem, quando abri meu blog vi que tinha um novo "Conceito de Segunda" no Trágica Mente Falando e fui ler. Fiquei triste com o que li e não consegui entender o porquê de estar passando por isso. Seu filho tem uma doença muito rara chamada Anemia de Fanconi, que como eu, muitos de vocês leitores pouco ou nunca tinham ouvido falar. Não sei as características e nem os efeitos na criança com essa doença, mas sei que o transplante é recomendado. E os esforços do Jé estão nessa possibilidade, para que o Luiz Miguel possa viver sem problemas. 

Lendo o post do Jé fiquei sabendo que a primeira consulta do pequeno Luiz Miguel em Curitiba não foi das mais alegres, embora a Ligia, em seu blog tenha escrito que ver crianças transplantadas em recuperação tenha sido um alento; isso porque os exames na pequenina Clara, que tem pouco mais de 1 ano, denotaram que a mesma também sofre da mesma doença. Segundo estatísticas que o Jé colocou no blog dele, a chance de nascerem crianças com esse tipo de anemia é de 1 para 4 em casais que têm fator genético que possam desencadear a doença, como é o caso do Jé e da Ligia. No geral, a chance de uma criança ter Anemia de Fanconi é de 1 em 300 mil. 

Ele, obviamente está bem chateado, mas no domingo, no bate bola, não comentou nada e demonstra uma força que talvez eu não tivesse. Aliás, força e garra é uma característica desse meu amigo. E isso faz com que nossos problemas do cotidiano pareçam tão idiotas... o Jé é um cara forte, sim, um exemplo que tenho para eu. Acho que é uma característica dos Sabran, porque o Emerson é assim também, tem uma visão positiva para tudo na vida.

O que eu queria dizer com esse post é que o guri dele precisa do transplante. Não sei como colaborar, provavelmente no momento oportuno ele dirá o que deve e como deve ser feito. É só o começo do tratamento. Muitas notícias esperançosas virão; algumas notícias difíceis de dirimir também chegarão. Mas é importante que ele saiba que estamos todos com ele nessa luta que está iniciando. 

Jé, estamos todos torcendo por ti e à disposição para o que precisar. Conte comigo, amigo! Sempre! Lembro que nos anos 80, quando comprava um disco da Legião Urbana, via escrito no final do encarte uma expressão que utilizo agora para fechar o meu post e deixo para o Jé: FORÇA SEMPRE! E a fé, que sei que tens muito mais que eu, vence tudo. Fidei in Dei omnia vincit!      

2 comentários:

  1. olá, tudo bem..Me chamo Jéssica e me enteressei muito sobre o seu post, pois tenho um filho de 1 ano e 9 meses que é portador da microcefalia e tambem da anemia de fanconi. se o seu amigo tiver um blog e vc puder me passar o end, eu fico grata, pois eu não conheço pessoas que tenham filhos ou as proprias são portadoras de fanconi, e gostaria muito de trocar experiências.Para mim é muito importante , pois gostaria de saber mais sobre fanconi. desde de já agradeço. qualquer coisa o meu email (jcs_flp_15@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jéssica, desculpe só responder teu post hoje, mas não tinha visto que haviam alguns comentários, rsrsr. Poderás entrar em contato com O Jé através do blog dele: http://tragicamentefalando.blogspot.com.br/
      Grande abraço e que Deus abençoe a ti e a toda a tua família.

      Excluir

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: