domingo, 8 de abril de 2012

VIOLÊNCIA POLICIAL NO FINAL DO JOGO LONDRINA E OPERÁRIO PELO PARANAENSE 2012


Acabo de chegar do jogo do Tubarão, para ser mais exato há algumas dezenas de minutos. E estou indignado, não com a derrota do Londrina, mas com a violência e truculência da polícia que estava lá para nos proteger (teoricamente). No final do jogo, após o gol do Operário, olhei à minha esquerda, em direção à torcida organizada do Londrina Falange Azul e vi que havia uma briga instaurada entre membros dessa torcida e a torcida do Operário, nosso adversário dessa tarde chuvosa de domingo de páscoa. Não sei o que aconteceu, apenas vi que a polícia agia de forma bruta contra os torcedores. Inclusive com tiros de bala de borracha, bombas de efeito mora e batiam com seus cacetetes nos torcedores, para dispersar. Um exagero, pois a torcida conta com muitas mulheres e crianças que vão ao Café apenas para torcer, não para brigar.

Lá fora, na saída do estádio, qual não foi minha surpresa perceber que os policiais estavam acuados por torcedores; ao me aproximar percebi que havia um homem com duas crianças no colo (seus filhos), rodeado por policiais, que o prenderam. A multidão gritava para soltar o torcedor, uma vez que ele estava com duas crianças no colo. As crianças choravam, eram pequenas, não mais que 5 anos, com certeza e estavam extremamente assustadas. Os policiais, impassíveis, enquanto a covardia estava por vir; nós, torcedores, nem imaginávamos. Enquanto os policiais estavam parados, ouvindo os impropérios dos torcedores, o comandante da operação fazia contato com reforços. Logo chegou o pelotão de choque, com bombas de efeito moral e atirando com espingardas de bala de borracha em todo mundo, batendo em todos que encontravam pela frente. Um torcedor foi ferido com certa gravidade por uma bala de borracha, sendo chamada uma ambulância para buscá-lo. Pelo que me consta, a bala perfurou sua perna. Muitos apanharam. Por pouco eu, o Tety, o Louis e o Lemos não levamos uns sopapos.

O que indigna é essa truculência sem sentido. E a covardia desmedida. Percebi que não havia nenhum órgão de imprensa. Isso fez com que a polícia não se preocupasse em refrear a selvageria, se sentissem mais encorajados para agir violentamente. Um absurdo que fica marcado para nós, que vamos constantemente ao estádio empurrar o nosso Tubarão e mais ainda para as crianças que viram seu pai ser preso, me parece por desacato à autoridade, ao xingar os policiais que atiravam sem se importar em quem estava pela frente, não levando em consideração mulheres ou crianças, totalmente indefesas. Ato que esse pai desesperado fez instintivamente para proteger seus filhos. Que outro nome chamar a não ser covardia? Lugar de policial é nas ruas, protegendo a população prendendo ladrão, reprimindo o crime.

2 comentários:

  1. Mais uma vergonhosa atuação da Polícia Militar, corporação que deveria nos proteger, mas possui indivíduos totalmente despreparados, que agem apenas por sua sede de violência escondida por traz do fardamento. Alguns PMs são criminosos de uniforme respaldados pelo estado...

    ResponderExcluir
  2. assino em baixo,eu também estava no café e até este momento não consigo engolir a selvageria da policia que estava ali para qualquer coisa, menos para proteger a população que foi ao café para apoiar seu time de coração, eu estava no meio da organizada, não sou membro da torcida mas pude sentir um pouco e senti na pele porque apanhei da policia porque estava procurando meu irmão que havia ido ao café pela primeira vez,e estava perdido no meio da confusão, aprendi com tudo isso que na teoria a policia funciona ,mas na pratica... foi " terrível a ação dos policiais" com isso deixo minha insatisfação em relação ao ocorrido, "gente a PM tem que acabar!!!"

    ResponderExcluir

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: