sábado, 25 de junho de 2011

BRAVO MUNDO NOVO


Comentei alguns posts atrás de um novo mundo que vai nascendo a cada década; nos anos 80 não havia celular, internet e tantas outras parafernálias eletrônicas das quais hoje em dia não vivemos sem. Disco, por exemplo, saía uma vez por ano e quando nossas bandas preferidas anunciavam que entrariam em estúdio, ficávamos já na empolgação, até o lançamento do novo disco. Isso, hoje em dia é impensável. Claro, tudo é lançado (quando não vaza) na internet e já era. Não existe mais a expectativa toda que era criada. Dirão que sou um saudosista inveterado... concordo, preferia como era, mais difícil o alcance, mas era legal, não saberia adjetivar isso de outra forma... cool!

O mundo mudou mesmo. Não só nesse aspecto. Antigamente as mães ficavam em casa. Poucas eram as mães que trabalhavam fora, geralmente as que eram separadas ou solteiras (sim haviam algumas mães solteiras e era um escândalo); nos anos 80 a novela das 8hs começava realmente às 8hs; acho que era porque não haviam tantos carros nas ruas, não haviam tantos engarrafamentos; as pessoas saíam no horário do trabalho, não faziam horas extras até tarde da noite.

Segunda feira passada cheguei na academia mais cedo e às 6hs, ao invés de começar a novela desse horário, começou malhação! Acho que no século XXI a novela das seis começa às sete, a das sete começa às oito e esta às nove. As pessoas vão dormir bem mais tarde também. Deve ser para aproveitar melhor a vida, que é curta demais; ou então quanto maior o tempo de vigília, maior a probabilidade de consumir.

Esse mundo novo que está surgindo é um mundo que não cabe a tristeza; é a felicidade a qualquer custo e como ela está custando caro atualmente. Acho que deve ser por isso (pela busca pelo prazer desenfreado) que não sabemos mais lidar com as pequenas frustrações do dia a dia. E a superficialidade que o mercado do capital exige para que não nos apeguemos às coisas e assim continuemos a consumir cada vez mais se tornou um modo de vida. Tanto que não nos apegamos àquelas coisas que podem nos dar a sensação de desprazer. Então no primeiro obstáculo, lá vamos nós refazer nossos planos, nos separar, deixar as coisas que nos impedem da felicidade total para trás...

Essa coisa da felicidade sempre vem bater às portas da minha percepção. O que será diabos isso? Nunca consigo chegar à conclusão, mas acredito que não seja algo do qual possamos desfrutar fulltime. Acredito que quanto mais felizes estamos, mais próximo de um período de infelicidade estaremos. E temos que aprender a lidar com isso.

O símbolo yin e yang sempre me fascinou. Li uma vez em algum lugar, antes de entrar na faculdade, que significava exatamente o que falei no parágrafo acima. Para quem não conhece, ele é formado por um círculo com uma grande parte em preto com um pequeno ponto branco e outra parte onde o branco é predominante e tem um pequeno círculo preto e representa a dualidade de tudo o que existe na natureza, o lado positivo e o negativo; o pequeno círculo branco no grande círculo negro seria a possibilidade de mudar da tristeza para a alegria e o círculo negro pequeno dentro do maior branco o contrário; ou seja, nada é eterno; um não vive sem o outro.

Pois bem, esses dias, sem querer me caiu nas mãos Romanos 12:12, que também tem tudo a ver: Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Ou seja, como diz a bela canção da Legião, Metal Contra as Nuvens: tudo passa, tudo passará!

Bravo mundo novo está nascendo e pelo visto, vai te surpreender um dia! Já dizia a Plebe Rude em 1987, na canção que dá o título a esta postagem. A cada dia nos surpreendendo, positivamente ou não, a cada dia uma nova surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: