domingo, 19 de setembro de 2010

INDÚSTRIA DA ESTÉTICA E BELEZA



Hoje cedo fui jogar futsal e como todo domingo, após terminar o jogo passo no supermercado ao lado do HU para comprar uma água e uma coca para o almoço. Peguei a fila do caixa rápido, como de costume e comecei a reparar nas prateleiras uma grande variedade de revistas. Incrível como as revistas só mudam de nome, porque as notícias de uma são as mesmas de outra, apenas com fotos diferentes ou matérias de capa distintas. Porém, o conteúdo é o mesmo.

E reportagens sobre estética e beleza vendem revistas diversas, das mais sérias às mais populares.

Também pude perceber que 10 entre 10 revistas falam de chás para emagrecer, dietas não menos milagrosas, exercícios para secar em poucos dias, iludindo o leitor e seduzindo-o para que leve uma, senão várias para casa. Uma das pessoas que estava na fila, que por sinal estava grande, como em todos os domingos próximo ao almoço, pegou uma dessas revista. Pensei com meus botões que a tática funciona: deixar a revista na fila, em um momento em que o cliente não tem nada para fazer a não ser esperar a sua vez e as matérias chamativas prometendo o que não podem cumprir, a beleza sem esforço. Quem faz academia e se mata levantando peso, sabe do que estou falando.

Pois bem. Cheguei em casa e fiquei intrigado com isso. Porque além dessas revistas não terem variedade em suas matérias, a maioria das pessoas que conheço (e me incluo neste grupo) querem emagrecer, ter um corpo legal e ou fazem exercícios regularmentes ou estão de regime; ou as duas coisas... ou ainda, além de fazer essas duas coisas, vivem procurando uma mágica para não ter necessidade de sofrer nas academias e com as loucuras dos regimes que promentem tudo e não cumprem nada, um comprimido ou um remédio milagorsos.

Fui verificar se achava alguma coisa sobre valores que essa indústria anda faturando.

Para esse segmento não há crise. Imune à crise que abalou o mundo o ano passado e o retrasado, houve um crescimento de 15% em 2009. E em 2010 a previsão é de crescimento real de 10% a 12%. Em 2009 a receita foi de R$ 25 bilhões. Nesse montante estão inclusos cosméticos, produtos de beleza diversos e tudo o que serve para deixar-nos (ou ao menos tentar) mais bonitos.

Se alguém tem dúvida sobre que área seguir profissionalmente, aqui está uma boa dica. Um segmento que não tem tempo ruim. Afinal, parodiando o poetinha, as (...) feias que me desculpem, mas beleza é fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: