domingo, 15 de novembro de 2009

O FIM DA CPMF

Opa, algum desavisado dirá que estou ultrapassado, que desde o ano passado não pagamos CPMF e que devo estar sem assunto para o blog. O fato é que nunca deixamos de pagar o imposto do cheque. Muito alardeado por políticos demagogos (isso é praticamente um traço de personalidade dessa 'espécime'), aqueles mesmos que quando estavam no poder criaram o imposto, e reclamado exaustivamente pelo governo, aquele mesmo que na oposição era contra, a CPMF não terminou. Apenas deixaram de recolher para o governo. Empresários, banqueiros, especuladores, enfim, todos que ganham dinheiro explorando o pobre consumidor, nunca deixaram de cobrar a CPMF, só que com a morte de quem nunca morreu, passaram a engordar seus bolsos. Ou alguém soube de preços terem diminuido após o governo ter sido impedido de cobrar o tributo?

Em Londrina vivemos um caos na área da saúde, bem maior do que no resto do país. Se alguém quer discutir sobre a qualidade do sistema de saúde pública nesse país continental, que assista ao documentário Sicko, de Michael Moore. Mas essa não é a minha intenção. Apenas quero dizer que em Londrina o governo municipal não tem repassado para os hospitais e médicos a verba que recebe do governo federal referente ao atendimento do SUS. Será um movimento de pressão para a volta da famigerada CPMF? O que estará por tras disso?

Por falar em volta da CPMF, ela é real e agora atende ao nome de CSS ou Contribuição Social para Saúde. Algumas diferenças entre a CPMF e a CSS: a 2ª será permanente; terão isenção os aposentados, os pensionistas da Previdência Social, seguro-desemprego, saques do fundo de garantia e do PIS, além dos trabalhadores que tenham renda inferior à R$ 3.088,00.

A oposição chiou, diz que a carga tributária é alta e etc, etc, etc. Lembrem-se, são os mesmos que governaram o país desde a reabertura democrática. O governo diz que é essencial e que sem essa verba a saúde pública vai piorar, não é possível financiar e mais blá blá blá. São os mesmos que durante todo o governo anterior sempre foram contra a alta carga tributária.

E nós, que ralamos e suamos para sobreviver, onde ficamos? Quem será por nós? O Chapolim Colorado? Nem mesmo ele, pois é um herói mexicano. Aqui por essas plagas nem heróis temos. Triste sina a nossa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: