domingo, 22 de fevereiro de 2015

OSCAR 2015

Apesar de já ter o post semanal, esse final de semana merece um extra, pela noite especial. 

Hoje é a noite do Oscar, prêmio da academia de cinema que tem sido cada vez mais previsível. Vejamos. Todos os anos são indicados um filme com a temática do racismo, um filme sobre o ufanismo da guerra americano, um drama psicológico e assim por diante. Ou seja, para ser indicado, existe um formato específico. Basta seguir a receita, o que poda muito a criatividade dos produtores e diretores.

Bem, mas em 2015, acredito que seja o ano mais rico em bons filmes indicados. Com certeza, outros tantos foram deixados de lado. Mas fazer o quê, não dá para agradar a todos. De qualquer forma, os escolhidos, mesmo seguindo a regra das temáticas são tão bons que fica difícil a escolha. Claro que levam em consideração diversos aspectos de qualidade da película. Mas um filme bem produzido, que foi sucesso de bilheteria e com bom elenco, não somente de astros, mas de bons atores, sai na frente. 

Apelo emocional será que conta? Se fosse assim, Selma e Jogo da Imitação seriam favoritíssimos. E 
pelo andar da carruagem, os mais indicados e os favoritos são Boyhood e Birdman.


O primeiro trata de uma interessante história sobre um guri cujos pais são separados e a ótica dele desde criança até os 18 anos, quando está prestes a ir para a faculdade. Na minha opinião, favorito, além de ser uma excelente ‘fita’ foi realizado em 12 anos, com os mesmos personagens, que foram envelhecendo ou crescendo, no caso do garoto Mason e sua irmã Samantha, interpretados por Ellar Coltrane e Lorelei Linklater (filha do diretor Richard Linklater). O inusitado tempo de produção do filme é uma novidade que pode ser premiada a mais cobiçada estatueta da noite: melhor filme. Também deve levar melhor direção.



Birdman, outro que tem sido apontado como favorito, conta o drama e a luta de um ator mediano e falido, que fez muito sucesso nos anos 1990 com a trilogia de um filme sobre o homem pássaro. Esse personagem foi tão forte em sua vida que é como se fosse o seu alterego, dando palpites em sua vida, através de uma voz que o atormenta a todo momento. O personagem de Michel Keaton tem delírios de que tem poderes especiais. Uma grande história que promete diversas estatuetas, inclusive a de melhor ator.


Apresentado os favoritos da noite, vamos às outras seis indicações de melhor filme. E na sequência do meu gosto, do mais legal para o menos. Um escolha um tanto difícil, pois os escolhidos foram todos excepcionais e merecem o maior prêmio.

O filme que mais gostei das oito indicações foi Whiplash. Conta a história da obsessão de um jovem estudante de artes em ser o melhor baterista de jazz e que não mede esforços para tal, inclusive deixando sua vida pessoal de lado. Além de mostrar a disciplina do guri que tem a pretensão de ser o melhor, apresenta um professor com métodos ortodoxos demais, para um época que hoje em dia o colocaria na cadeia nas suas primeiras aulas. Para os gurus da administração de RH seria um exemplo de como a disciplina e o foco podem fazer com uma liderança adequada podem chegar. O professor Fletcher, interpretado por JK Simmons, indicado ao prêmio de ator coadjuvante, trata os ensaios da banda como situação de guerra e demonstra como deve ser a liderança nessas ocasiões.


O Jogo da Imitação é outro que fala sobre a obsessão, desta feita do matemático Alan Turing em construir uma máquina inteligente, o que hoje conhecemos como computador. A história verídica, tem como pano de fundo e na minha opinião a principal temática do filme, o homossexualismo e como o preconceito fez com que muitos gênios sofressem pela ignorância e que tolheu anos de progresso humanos.


Já que estamos falando de preconceito, citemos o filme Selma, que fala da luta dos negros em uma América tomada pelo preconceito racial, no direito pelo voto. Luta esta capitaneada por Martin Luther King e conta como foi a historicamente conhecida passeata de Selma a Montgomery, no Arizona, com a presença pacífica de negros e brancos de diversas partes do país, que se juntaram em busca dos direitos iguais para os cidadãos americanos, que a constituição do país já permitia. Como todos os filmes que tratam da temática do racismo, emocionante.


Outro filme que fala sobre fatos verídicos é A Teoria de Tudo, que conta a história do físico Stephen Hawking que tentava explicar tudo por apenas uma teoria e que descobriu uma doença aos 21 anos de idade, que segundo os médicos, teria apenas mais 2 anos de vida e sua luta para desenvolver sua teoria e pela própria vida, diante das grandes limitações impostas pela doença. Destaque para a atuação impecável de Eddie Redmayne no papel de Hawking, favorito nesta noite à estatueta de melhor ator.


O Grande Hotel Budapeste, com 9 indicações, talvez seja o mais alegre dos filmes indicados, apesar do tom melancólico e saudoso do protagonista que vai contando sua história para um escritor que se hospeda para escrever seu livro naquele que era um dos mais badalados endereços dos endinheirados europeus no período entre as guerras e que não tem mais o mesmo glamour de outrora e está em decadência.



Por fim, não menos legal, Sniper Americano, que conta a saga de Chris Kyleque tem em sua quota oficialmente 160 mortes na guerra dita contra o terrorismo, no Iraque. Um homem enlouquecido pela sua obsessão pela guerra e por proteger os soldados americanos.


Aposte suas fichas. A premiação logo começa. Foi uma maratona incrível durante o carnaval que só acabou hoje à tarde, para assistir aos 8 indicados a melhor filme. Agora relaxar e assistir aos demais indicados a outras categorias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: