domingo, 14 de abril de 2013

FAROESTE CABOCLO - O FILME

Depois de uma longa espera, de mais ou menos dois anos, estreias marcadas e adiadas, finalmente a saga do anti-herói João de Santo Cristo chegará à telona. A história, baseada na letra da quilométrica canção de Renato Russo e da Legião Urbana, tem um elenco Global (quem diria, os tempos mudam, se nos aos 80 a canção tinha que ser cortada para poder tocar no rádio, que tentou boicotar por causa dos palavrões e da própria temática, mas não conseguiu porque caiu no gosto da galera, contra todos os prognósticos, onde se viu uma canção de 9 minutos fazer sucesso?) com Isis Valverde, Fabrício Boliveira, Marcos Paulo em sua última aparição em vida, Antônio Calmon, Felipe Abib, dentre outros.


Lembro a primeira vez que escutei a canção. O ano era de 1987, se não me engano, pois foi o ano em que o disco foi lançado. Naquela época acompanhávamos as informações pelo rádio e pelas revistas de rock, como a Bizz, que eu tinha assinatura. E todos os anos era aquela expectativa dos discos que seriam lançados. Muitas vezes ficávamos nas portas das lojas de discos para comprar. E assim foi em um dia de 1987, quando o Zé Renato comprou o disco. Foi o primeiro a comprar e nos chamou para uma audição. Como ele já o tinha feito, ía explicando cada canção que entrava. 

O encarte era uma coisa de outro mundo, luxuoso, com as ilustrações do Bonfas, já nos deixava extasiados. E música após música rolando, até que muda o lado e começa Faroeste Caboclo. Era necessário acompanhar com o encarte a letra, pois era fascinante.  



Apesar da letra enorme todos conseguiam decorar. Cansei de pegar o violão e tocar em casa e onde quiser que estivesse e encontrasse um violão. Engraçado que até hoje não aprendi a tocar essa canção...

As letras da legião sempre nos inspiravam. Lembro que fiz uma letra quilométrica como a de Faroeste, mas, graças a Deus, se perdeu com o tempo. Agora, estamos prestes a assistir o filme... tenho certeza que será uma grande bilheteria, porque a canção agrada a todas as tribos. E caso não agrade, quem gosta de música, mesmo que não curta Legião e Faroeste Caboclo, assistirá pela curiosidade. Acredito que será a maior bilheteria do cinema nacional. Mesmo porque, em menos de 48 horas, o trailer do filme teve mais de 1 milhão de acessos no Youtube. Vamos conferir!  

2 comentários:

  1. Massa!
    Meu presente de aniversário na infância: assinatura de gibis.
    Meu presente de aniversário na 1a adolescência: Revista Placar.
    Meu presente de aniversário na 2a adolescência: assinatura revista Bizz (depois Showbizz).
    Descreves muito bem a expectativa em receber a revista. Falei sobre isso em uma aula recente. Ficávamos sabendo que a banda x tava gravando, que a banda y tava em turnê, que a z tinha brigado... o primeiro cd que comprei (no final de 94) foi as 4 estações! O segundo "o papa é pop" e assim vai.... Acho que vai ser difícil voltar a acontecer que uma música de mais de 9 minutos, sem refrão, seja cantada em uníssono por tanta gente.

    ResponderExcluir
  2. Revista Bizz, a primeira revista que tive assinatura na vida. Todo ano tinha a votação dos melhores do ano e eu sempre votava. Ela que nos alimentava das novidades da cena rock. Tinha a Bizz Letras Traduzidas, que também não dava para viver sem.

    Sempre comparei Faroeste Caboclo com Starway To Heaven, porque têm acordes semelhantes... e desde aquela época utilizo os 4 acordes para ver se o violão está afinado...

    ResponderExcluir

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: