sábado, 3 de novembro de 2012

QUARENTENÁRIO IV





"Hoje acordei cansado demais pra pensar em você
Olhei no espelho e parecia mais velho
Parecia mais velho

A barba que há muito tempo eu não fazia
Crescia a cada dia mais
A cada da mais"

Escrevi essa cação há uns 20 e tantos anos atrás, devia ter uns 15 anos, mais ou menos. Estava estupefato, totalmente tomado pela canção In Between Days, do Cure. Na verdade, foi logo depois da minha primeira noitada fora, a primeira vez que passei a noite fora de casa. Como sempre fazíamos aos sábados à noite, íamos até a Caneleira, um bairro de Santos na região Noroeste, próximo ao morro do Jabaquara, encontrar o Zé do Kiss e ficar escutando um som ao pé do morro, com um gravadorzinho e algumas fitas, muitas delas raríssimas, gravadas de forma precária de alguns shows de bandas punks que curtíamos. Tomando uns gorós, escutando um som e essa era nossa diversão. Eu não bebia, nunca bebi, ía de guraná (na época tinha uma guaraná Brahma com garrafinha marron, a melhor de todas). Em determinado momento resolvemos que iríamos para Cubatão, sei lá porque cargas d'águas. E fomos! Perambulamos pelas ruas desertas de Cubatão, em uma madrugada fria, na maior barca furada de todos os tempos (até então). Até que, altas horas, dia já amanhecendo, fomos para uma igreja que estava aberta e nos abrigamos do frio lá. Alguns cochilaram. Tudo isso porque não tinha como voltar de busão, não havia ônibus de madrugada naquela época. Quando o dia amanheceu fomos tomar café em uma padaria e então fomos para o ponto de ônibus voltar, para Santos.   

Quando cheguei em casa já eram 9 hs da manhã. A Sirloka preocupadíssima comigo, começou o interrogatório. E eu cansado, com sono e deprimido, sabe Deus o motivo. Como sempre, dormi pouco e quando acordei, um domingo ensolarado. Peguei o disco Standig On A Beach, emprestado do Zé Renato, que era fã incondicional do Cure e escutei insistentemente, principalmente as 3 últimas (The Caterpillar, In Between Days e Close To Me).

Lembro de ter sido uma das minhas piores fossas, dor de cotovelo, ou como quer que chame um dia em que estamos deprimidos, saudosistas ou coisa que o valha. Até que levantei, peguei meu bloco de notas, que andava sempre na época para não perder uma idéia e escrevi os versos acima. Baseado na letra de In Bettween Days:

"Ontem eu fiquei tão velho,
Eu me sentia como se pudesse morrer.
Ontem eu fiquei tão velho,
Isso me fez querer chorar"
Depois fui para o violão e musiquei a letra que acabara de escrever.
E era assim que funcionava, quanto mais triste me encontrava, mais inspirado ficava. Lembrei disso quando li um tweet da Superinteressante dizendo algo como as pessoas que sofrem têm mais criatividade. E assim era comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: