quarta-feira, 30 de setembro de 2015

QUARENTENÁRIO - AS CANÇÕES DA MINHA VIDA - LOS HERMANOS - DE ONDE VEM A CALMA

Los Hermanos é aquela banda que surgiu no final dos '90, cantando Anna Júlia, aquela canção que até o ex-Beatle George gravou antes de subir para o novo plano. Por mais que a crítica torça o rabo para essa canção, o fato de um ex-Beatle ter gravado, é um fato que reverencia a qualquer um. Aliás, não é qualquer um que pode se gabar de que um Beatle gravou uma canção sua.

Pois bem, a brincadeira surgiu a partir de um cara chamado Jim Capaldi, que é casado com uma brasileira e que consta ter uma apê no Brasil. E esse cara não só fez a versão em inglês de Anna Júlia, como também chamou uma constelação para gravar a canção: além do ex-Beatle citado, nada mais nada menos do que gente do calibre do baterista Ian Paice (Deep Purple) e Paul Weller (The Jam). Isso tudo em 2001, pouco tempo depois da canção ser gravada no primeiro disco da Los Hermanos e estourar no Brasil inteiro e como sempre, virar febre abaixo da linha do equador.

Interessante fazer um parênteses aqui. Bons (excelentes) tempos em que canções inteligentes de bandas com algo a ser dito, por mais infame que seja o refrão e cole no cérebro, estouravam a ponto de fazer tanto sucesso no Brasil. Porque hoje, meus caros, só rola lixo e merda. Como se nossos ouvidos fosse uma privada e um monte de gente os utilizasse, porque o que faz sucesso estrondoso no país hoje, são coisas que não dá para ser chamado de música. Infelizmente o brasileiro emburreceu de vez. E, talvez não por coincidência, temos que ouvir uma oposição política corrupta ao extremo, posar de bons moços... mas isso, bem, isso é um outro assunto que não vale a pena gastar saliva e nem pena aqui.

O importante é que a banda mais inteligente surgida no final do século passado no Brasil rodou esse país com suas canções até cansar e pendurar as chuteiras, mesmo que seja momentaneamente. De tempos em tempos se reúnem para matar a saudade dos milhares de fãs órfãos da boa música. E esse ano estão de volta para uma turnê pelo país. Parece que as coisas têm salvação. Sempre há uma pontinha de esperança.

Mas o que importa é a canção. Dizem que quem canta, os males espanta. Velho dito popular! Mas confesso que a música é o segredo da minha felicidade. Respiro música e nos piores momentos as canções me animam. E a canção que ilustro minha alegria dessa manhã chuvosa de quarta feira na pequena londres, nossa querida Londrina, é a abaixo.

Curtam e se não conhecem Los Hermanos, é um bom começo. Pesquise e tenho certeza que não se arrependerão.

Um pós-script: uma banda que conta com Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante estará sempre fadada ao sucesso.



DE ONDE VEM A CALMA

De onde vem a calma daquele cara?
Ele não sabe ser melhor, viu?
Como não entende de ser valente?
Ele não sabe ser mais viril
Ele não sabe não, viu?
Às vezes dá como um frio
É o mundo que anda hostil
O mundo todo é hostil

De onde vem o jeito tão sem defeito?
Que esse rapaz consegue fingir
Olha esse sorriso tão indeciso
Tá se exibindo pra solidão
Não vão embora daqui
Eu sou o que vocês são
Não solta da minha mão
Não solta da minha mão

Eu não vou mudar, não
Eu vou ficar são
Mesmo se for só
Não vou ceder
Deus vai dar aval sim
O mal vai ter fim
E no final, assim, calado
Eu sei que vou ser coroado
Rei de mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: