sábado, 9 de novembro de 2013

SONINHO


Não acompanhei meus sobrinhos de perto. Tenho 3: Renatinho com 15 anos, João Vitor de 13, filhos do Beto e Victor Gabriel, filho do Rogério, que deve estar com seus 8, 9 anos, não tenho a mínima ideia. Não sei a data de aniversário de nenhum deles. Mal falo com eles. Os filhos do Beto faz muito tempo que não os vejo, acho que a última vez foi no casamento do Renato, há quase uma década. Eram pequenos. O Victor Gabriel vi ano passado. Pouco fala, não consegui um vínculo de tio, do jeito que eu gostaria de ter.

Renatinho e João Victor moram em Diadema, grande São Paulo, talvez uns 500 km a leste de Londrina; Victor Gabriel mora a uns outros 500 km, também a leste de Londrina, mas indo para o sul. 500 km a sudeste e a nordeste me separam desses sobrinhos.

Dona Sirlei teve 5 filhos, todos homens e contando com meus 2 filhos (os primeiros netos) ela tem 5 netos todos homens. Ô família difícil de sair mulher. Tentou por 5 vezes ter uma filha e acabou desistindo. Os filhos tentaram dar uma neta e nada. Até 3 meses atrás.

No dia 12 de julho (mesmo signo do Gui, que nasceu no dia 3), às 8hs04min, na Casa de Saúde de Santos, nasceu a Luiza Caetano Silveira. O mesmo sobrenome dos meus filhos, porque a Luciana é Caetano dos Santos. Como meu irmão jamais colocaria Santos no nome de um filho, escolheram o Caetano e foi batizada com os mesmos sobrenomes dos primos. No futuro serão confundidos como irmãos.

Enquanto estou escrevendo esse post me surgiu uma dúvida: será Luiza ou Luíza (como um acento pode fazer tanta diferença?).


Para quem já tem filhos, ter sobrinhos não chega a ser uma novidade daquelas. Claro que seria legal ter uma convivência mais próxima dos meus sobrinhos, ver crescê-los, ensinar algumas traquinagens que já ensinei para os meus filhos, dar risadas, influenciar no gosto musical, torcer (e sofrer) para o IMORTAL TRICOLOR junto, não ter a obrigação de ficar reprimindo as bagunças deles, como os pais têm que fazer, seria afudê.

Com a Luiza é diferente. Ela é a única guria da família até aqui. Para ter outra, acredito que só com as bisnetas da D. Sirlei. Se vierem gurias. O Rogério tem um filho, não acredito que terá outro; o Beto, com 2, também dificilmente contribuirá para a superpopulação do mundo; o Fábio já disse que não terá herdeiros; eu tenho meus dois que já me dão uma caralhada de trabalho; o Renato, pai fresco, não pensa nisso nesse momento. Sendo assim, Luluzinha do tio, tu és a princesinha da família e será adulada por todos. 

Conheci a Luluzinha (ou Beca, como o pai a chama) essa semana. Estive em Santos depois de 4 anos, especialmente para conhecê-la, pegar no colo, levar para passear, nanar no colo do tio preferido dela, brincar, fazê-la sorrir e dar gargalhadas, enfim, curtir a princesinha da família. Foi uma sensação incrível. Ela cativa qualquer um. Infelizmente não pude dar umas voltas pela praia porque choveu o tempo todo, mas consegui fazê-la dormir diversas vezes no meu colo. E que guria dorminhoca. Um sossego, só mama e dorme, quase não dá trabalho. E fica observando o mundo à sua volta, tentando conhecê-lo pela boca. 

Agora pretendo utilizar muito a ponte aérea Londrina-São Paulo, com parada em Santos, via busão, para visitar com frequência a guria da família; vê-la crescer, dar os primeiros passos, as primeiras palavras, acompanhar e conviver com a minha sobrinha predileta. Espero ser um tio legal para ela, não um que fique levando presentes dos mais caros, mas um que consiga passar as coisas mais importantes da vida, aquelas que o dinheiro não compra. Mostrar para ela como é afudê escutar os grandes clássicos do rock, se emocionar com um belo filme alternativo, dar risadas na frente da tv com qualquer bobagem, sofrer com o Grêmio a cada jogo...

Em uma semana perdi meu pai; na outra conheci a Luiza. E a vida vai seguindo, por caminhos tortuosos, por vezes por retas e tantas outras vezes com suas diversas barreiras, que nos fazem levantar e seguir adiante. Seja bem vinda Luluzinha, a esse mundo, a essa vida, a essas loucuras. E que Deus te abençoe nessa longa caminhada que está por vir. 

Saudades, do teu tio predileto. 

Renato e Luciana, cuidem bem desse tesouro que Deus reservou para vocês.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: