quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

IT'S ONLY ROCK AND ROLL BRAZUKA AFUDÊ


Engraçado as voltas que a vida dá. Sempre procurei escutar o som que me desse na telha, sem influências. Lembro nos anos 80, quando tudo era muito mais difícil, para conseguir um disco raro... quase impossível e demorava um tempão. Até que aparecia um maluco que tinha determinado disco e disponibilizava para a galera gravar em k7. Hoje, como todos sabem, basta um pc ligado à internet e o céu (não) é o limite!

Pois bem, o Gui e o Victor têm me influenciado pacas. Depois de tanta influência recebida, desde pequeno escutando os clássicos do rock e tudo o que já fizeram de bom nesse segmento da música, agora é a vez deles me influenciarem. Não por coisas novas, das quais muitas vezes me vejo arredio, embora goste muito de garimpar bandas novas. Mas acontece que o Gui se viciou em Raulzito. E fica o dia inteiro escutando no pc. Daí vou para o quarto do Victor e ele se deliciando com Mutantes. Muitas vezes tocando violão, tirando alguma canção da banda. O Gui com uma gaita, tocando qualquer coisa.


E daí o que eu fiz? Baixei a discografia completa do Raul; uma infinidade de discos de canções do Maluco Beleza. Vou levar alguns meses, talvez anos, para escutar tudo. E hoje, resolvi baixar a discografia dos Mutantes. Já tinha algumas canções aqui no pc, mas decidi conhecer mais a fundo essa que é praticamente o berço do rock nacional brazuka. 

Na adolescência torcia o nariz para o rock nacional, preferia tudo que vinha da terra da rainha Elizabeth. Isso porque, em se tratando de rock, a Inglaterra é praticamente o berço desse estilo de música. Os EUA têm uma porrada de coisa boa, mas nos anos 80 me prendi mesmo no rock inglês, totalmente influenciado pelos 60's. Apesar de escutar Doors, Ramones, Elvis, dentre outros, minha preferência sempre foi o rock inglês. Por isso nunca prestei muita atenção a Mutantes ou mesmo ao Raul, que é bem mais popular do que a banda da Rita Lee e os irmãos Baptista.

Agora resolvi revisitar tanto Raul quanto Mutantes. E por influência desses dois aqui em casa. Parece incrível, com tanta coisa boa para escutarmos, tanto contemporâneo quanto antigo, porque será que as pessoas preferem jogar merda em seus ouvidos? Só de Raulzito e Mutantes, dá para levar um ano escutando música de qualidade e não se esgota... e eles influenciaram todas as gerações posteriores, de alguma forma. E muitas canções dos Mutantes, por exemplo, já foram regravadas por inúmeros artistas, tem gente que já curtiu Mutantes aos montes e não sabe. Santa ignorância Batman!

2 comentários:

  1. Massa!!!
    Mutantes preciso conhecer mais... Raul já tenho quase mestrado nisso...
    Hoje em dia, com tudo mais fácil, parece que a gente tem preguiça de escutar... Peguei um pouco da fase de ter que gravar rock's das rádios em fita pra poder ouvir a hora que desse nas telha.
    Aqui, o Luiz Miguel, apesar de ter só seis anos, já sabe pesquisar no youtube a passa o dia ouvindo Guns n' Roses e Kiss... A segunda, novidade pra mim...
    É legal poder ter a humildade de se deixar influenciar por um filho!!!

    ResponderExcluir
  2. Aí Jé, comentário publicado, rsrsrs. Que bom ver essa nova geração curtindo o bom e velho rock and roll. Significa não só que o rock nunca vai morrer, mas que ainda existe vida inteligente no nosso planeta, cada vez menos, é verdade, mas ainda resistiremos por alguns milênios, rsrsrs.

    ResponderExcluir

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: