domingo, 7 de março de 2010

PREMIAÇÃO OSCAR 2010 - PALPITE


Esta noite teremos a grande premiação do cinema mundial. Os principais concorrentes são os filmes do ex-casal, que demonstraram que não foi apenas na vida pessoal que cada um resolveu seguir o seu rumo. Os filmes são opostos, ao menos na questão orçamento e sucesso de bilheteria. De um lado James Cameron com o filme mais caro e com a melhor bilheteria de todos os tempos; de outro sua ex-exposa Kethryn Bigelow, com o seu filme de baixo orçamento Guerra ao Terror. Ambos também concorrem à estatueta de melhor diretor.

Nunca fui muito interessado nos blocbusters, porém gostei de assistir Avatar; mais pelo lance do 3D, menos por causa da estória, que achei infantil, sobre a ganância do homem, que não mede as consequências de destruir a natureza. embora contemporâneo (vide as tragédias que estamos sofrendo), mas um tanto demagogo quando se trata da milionária indústria hollywoodiana.


O principal concorrente de Avatar, Guerra ao Terror tem a mesma temática, ou seja, a ignorância. Desta feita, o patriotismo norte americano que deixa seu povo cego e manipulável pelo poder.


Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. me parece um azarão pelo apelo dos citados. Porém, é o melhor. Se Pulp Fiction é sua obra prima, o concorrente ao Oscar de 2010 chega perto. Fazer um filme sobre o nazismo e não cair nas armadilhas dos clichês não é fácil. E Tarantino conseguiu, com um filme empolgante, envolvente, com estórias que estão interligadas, ao seu melhor estilo, divididas em capítulos, que no final se encontram para o desfecho. Na minha opinião venceria como melhor filme e levaria a premiação de melhor roteiro original e diretor.


Entretanto, Avatar deve levar como melhor filme. Mais pelo sucesso estrondoso do que por merecimento. Provavelmente, como consolo, Tarantino leve a de diretor e de roteiro original.


Quanto aos demais filmes, não assisti. Além dos 3, apenas Amor Sem Escalas, o mais fraco, apesar de ser uma bobagem romântica divertida. Vou começar a assistir Preciosa nesse momento, mas não haverá tempo para postar meus comentários antes da premiação.


A todos, boa diversão na festa do cinema. Mesmo que seja pela televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: