sexta-feira, 25 de junho de 2010

THE SUGARCUBES


Sugarcubes era a banda da islandesa Bjork, hoje conhecida como ícone do experimentalismo na música. No final dos 80's lançaram Life's Too Good, um disco aclamado pela crítica, avante do seu tempo, com uma sonoridade diferente, tão diferente quando seu gélido país de origem. Era mais uma banda experimental, mas com uma música próxima do pop, que apesar de não ter atingido o grande público no Brasil, tornou-se cultuada no underground, uma cult band, mas sendo aclamada pela crítica, tanto pela sonoridade da cantora Björk quanto pelo trumpete de Einar.

A banda era formada por caras com nomes tão estranhos quanto a sonoridade de suas composições:

Björk Guðmundsdóttir (vocais)
Sigtryggur Baldursson (bateria)
Einar Örn Benediktsson (vocal, trompete)
Einar Melax (teclado)
Þór Eldon (guitarra)
Bragi Ólafsson (baixo)
Margrét Örnólfsdóttir (teclado)

Difícil é pronunciar o nome dessa galera.

O Sugarcubes gravou 4 discos no seu curto tempo de vida (de 1986 à 1992):

Life's Too Good (1988)
Here Today, Tomorrow Next Week! (1989)
Stick Around For Joy (1992)
It's-It (1992)

Algumas curiosidades:
  • Björk foi casada com o guitarrista da banda, Thor (Þór Eldon), separando-se em 1989, sendo que este casou-se com a tecladista da banda Magga Ornolfsdottir.
  • Björk é uma grande fã de música brasileira, Elis Regina e Milton Nascimento, especialmente, porém a música "Regina" nada tem a ver com a cantora brasileira, que foi homenageada, anos depois, em "Isobel".
  • em 1990 o presidente da França François Mitterand em visita á Islândia quebrou o protocolo, ao invés de ir a um jantar com o Ministro da Cultura islandes da época Jacques Lang preferiu ir a um show da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: