“Que coisa tola que é o amor...
fica o tempo todo a nos dizer coisas que não vão acontecer e fazendo-nos
acreditar em coisas que não são verdades.” (Oscar Wilde).
Esse é o trecho final do conto O Rouxinol
e a Rosa, de Oscar Wilde. Como estou lendo a biografia dos Smiths “A Light That
Never Goes Out” de Tony Fletcher, obviamente que surge o desejo de ler o autor
que é ídolo do Morrissey. E um dos contos mais legais é esse que reli hoje
cedo, na academia. Leitura instigante, história sobre a injustiça causada pelas
pessoas que não se atentam no esforço que as pequenas coisas exigem de cada um
de nós. Quando olhamos apenas para o resultado final e não pensamos ou
percebemos que houve todo um processo, podemos incorrer nesse tipo de
injustiça.
Ler sobre os Smiths claro que
gera um desejo imensurável de ouvir a banda durante o processo. Mas como o
escritor começa dos primórdios, desde quando o pai e a mãe de Morrissey (e
Marr), ainda jovens, saem da Irlanda com suas respectivas famílias, antes
mesmos de se conhecerem, ainda não cheguei nem na formação da banda, mesmo
tendo lido mais de 130 páginas. Sendo assim, no atual momento em que estou,
ainda está rolando as influências que Morrissey e Marr tiveram, tais como New
York Dolls, Patti Smith, Gang of Four, Bowie e bandas de Manchester, como Buzzcocks e Joy
Division. E o é o que acaba rolando na ‘vitrola’.
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“... pequenas porções de
ilusão
Mentiras sinceras me
interessam...
Teu corpo com amor ou não,
Raspas e restos me
interessam...”
Muito se fala do Cazuza. Sempre
se falou muito, para o bem e para o mal. Lembro quando foi lançado o filme
sobre a vida dele, que gerou uma chuva de críticas, do tipo ter um “herói” para
a juventude dando o exemplo dele, de drogado e degradado, na verdade um desajustado
social. Ame-o ou odeie, o cara tinha uma genialidade insuperável. As estrofes
acima dizem por si só.
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Temos a errônea idéia de que morar
na praia, na montanha, no sítio, em uma chácara é como se todo dia fosse
domingo, feriado ou férias.
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Se pode acordar em um lugar
diferente, se pode acordar em um horário diferente, porque não pode acordar
como uma pessoa diferente?
Não sei o autor dessa frase. Acho
que assisti em algum filme e anotei; ou em algum livro que li. Sei lá. Mas
chamou a atenção. Não porque seria algo impossível de acontecer ou absurdo, mas
porque é exatamente o que acontece a cada abrir de olhos após um sono reparador
que separa a noite do dia. E os dias que somam as semanas, os meses, os anos.
Só sei que não sou quem eu era o ano passado; a Juliana de hoje não é a Juliana
que me apaixonei há 23 anos atrás, aquela guria de 17 anos; eu não sou mais o Márcio
que ela se apaixonou. E faz tempo!
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Às vezes me dá vontade de parar o
tempo, de parar no tempo; observar a copa das árvores, as folhas caindo devagar
ao sabor do vento; olhar o rio seguir seu destino preguiçosamente, o mar no seu
vai e vem entediante, com a maré levando aquilo que a onda trará de volta,
pensando que o que vai, de alguma forma volta, só que de uma maneira
modificada.
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Sempre que escuto Lou Reed me dá
vontade de escutar Velvet Underground; e vice-cersa. O mesmo não acontece
quando ouço Morrissey e Smiths ou outro ex-vocalista de uma banda. Só acontece
com o Velvet e Lou Reed. Não é uma coisa que leva a outra, apenas a exceção.
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Ler andando é uma delícia! Mas me faz perder a
paisagem e a poesia urbana do caminho para o trabalho.
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Não tenho sotaque de nenhum
lugar. E acabo falando diferente em cada lugar em que me encontro. Me sinto
literalmente como um cidadão do mundo.
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O herói de um filme hoje, é apenas um velho acabado e muitas vezes esquecido amanhã.
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“Me fiz em mil pedaços, pra você
juntar...” (Renato Russo).
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